sábado, 2 de novembro de 2013

Comida Saudável

"Mais um fim de semana que se foi.", pensou Arnaldo. A rotina é estressante, trabalhar durante a semana na capital e viajar às sextas-feiras para visitar a família no litoral paranaense, e já está quase na hora de preparar-se para viajar de novo, para a capital.

Certamente não é um estilo de vida confortável para alguém que prefere a rotina urbana. São pouquíssimas opções de lazer no litoral, normalmente separadas por quilômetros de distância. Como Arnaldo não tem carro, a opção é deslocar-se a pé ou de ônibus (o qual passa de hora em hora). E há, é claro, o desconforto da viagem em si - pessoas estranhas na rodoviária e no ônibus. Além disso tudo, há as compras de mercado eventuais que traz consigo e que já lhe causaram dor em sua mão direita devido ao peso, persistindo por semanas (mas descobriu que não há nada melhor que a prática regular de alongamento para evitar este tipo de problema).

Arnaldo decididamente não gosta de viajar. Sente-se ainda pior em dias de chuva, porém ultimamente o tempo tem estado bom. Mas enfim, agora é final de tarde e está de mãos dadas com seu real motivo de estar onde está: sua filha Eliza, ou Liz como ele costuma chamá-la. Ele está quieto, concentrado em seus próprios pensamentos, quando ela o interrompe:
- Papai?
- O que, Liz?
- Porque eu não tenho seios como as outras mulheres?

Ele esboçou um sorriso. A pergunta pegou-o de surpresa. É óbvio que a pequena menina de três anos de idade já é capaz de comparar-se com outras mulheres mais velhas. Respondeu da forma mais simples:
- É porque você ainda é muito novinha. Quando você crescer, vai ter seios da forma normal, como outras mulheres.
- Ahn..., é porque eu sou criança. É isso?
- Isso mesmo - confirmou Arnaldo.

O silêncio se prolonga por alguns instantes. A pequenina inicia novamente o diálogo:
- Papai?
- Fale, Liz. O que quer dizer?
- Eu não quero ter seios como os da mamãe.
- Como? Não entendi - indaga Arnaldo, um tanto confuso.
- Os seios da mamãe são moles. Eles ficam caindo.

Arnaldo esboça um novo sorriso. Dessa vez ele se esforça porque o que realmente gostaria é de "rachar o bico". Então explica:
- Tem que comer bastante comida saudável para ficar com seios bonitos. A mamãe não comeu quando era pequena.
- A mamãe não comeu?
- Não. Não comeu. Você vai comer bastante comida saudável?
- Vou sim.

Nenhum comentário:

Postar um comentário